sábado, 26 de junho de 2010

ANS vai ser mais rigorosa com os planos de saúde.


ANS - (Agência Nacional de Saúde Suplementar), será mais rigorosa na apuraçãio de problemas entre usuários de convênios médicos e as empresas que prestam esse tipo de serviço - especificamente com aquelas que se negarem a conbrir procedimentos médicos cobertos pelo contrato. Para isso, a ANS desenvolveu um novo sistema para mediar os conflitos entre as operadotrea de planos de saúde e o consumidor. A proposta está em discussão e as mudanças podem entrar em vigor ainda este ano.



A agência reguladora está recebendo dos usuários de convênios médicos, de profissionais da área e empresas do setor sugestões para responder com maior velocidade às reclamações dos consumidores sobre negativas de cobertura dos planos de saúde. O interessado pode conferir no endereço: www.ans.gov.br a Consulta Pública de Número 32, feita pela ANS para tratar da iniciativa, batizada de Notificação de Investigação Preliminar (NIP).
"Trata-se de um mecanismo para mediação de conflitos entre operadoras e consumidores de planos de saúde, voltado especificamente aos casos de negativa de cobertura assistencial. Toda a sociedade poderá apreciar a proposta normativa colocada em análise e apresentar suas contribuições" informa a ANS.

A Consulta Pública de Nº 32 segue até a próxima quarta-feira. A agência reguladora detalha os pontos positivos que a iniciativa trará para consumidores, operadoras de convêcnios médicos e à própria ANS. Os usuários de planos de saúde segundo o governo, ganharão maior rapidez e efetividade no tratamento das denúncias referentes aos casos de negativa de cobertura por parte das operadoras. As empresas do setor terão oportunidade de corrigir as condutas irregulares e melhorar o relacionamento com seus clientes.

A ANS terá mior eficiência em sua atividade regulatória, um monitoramento mais efetivo das práticas do setor, incremento na capacidade de correção das negativas das companhias de planos de saúde e uma maior credibilidade por ganhar velocidade na investigação de denúncias.

A agência fez um teste piloto com a NIP, iniciado em outubro de 2008, com operadoras em sua maioria do Sudeste. Até maio passado, 56% das denúncias foram arquivadas devido à correção das condutas irregulares das operadoras. O sistema funciona da seguinte maneira:
  1. Recebida a queixa por uma das empresas de compõem o sistema;
  2. A ANS cobrará uma resposta;
  3. A ANS oferecerá a alternativa para a operadora:
  4. Atender corretamente o consumidor, em uma prazo curto, ou
  5. Enfrentar um processo administrativo.

Segundo a ANS, na segunda fase do piloto, iniciada em março do ano passado e também com dados até o último mês de maio, foram incluídas na fase de teste operadoras regionais de pequeno e médio porte. Nessas empresas, assegura a agência, 81% das denúncias não viraram processos administrativos porque o que antes era uma negativa de cobertura virou atendimento efetivamente prestado.

Fonte: Jornal do Commercio (Caderno de Ecônomia/Serviços) Ano 92 - Número 177.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Acreditação Hospitalar.

O QUE É ACREDITAÇÃO?

Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, períodico e resercado. Nas experiências, brasileira e internacional, é uma ação coordenada por uma organização ou agência não governamental encarregada do desenvolvimento e implantação da sua metodologia.



Em seus princípios tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial, não devendo ser confundido com os processos de licenciamento e ações típicas de Estado.




PRINCIPAIS VANTAGENS DA ACREDITAÇÃO:



  • Segurança para os pacientes e profissionais;

  • qualidade da assistência;

  • Construção de equipe e melhoria contínua;

  • Útil instrumento de gerenciamento;

  • Critérios e objetivos concretos adptados à realidade brasileira;

  • O caminho para a melhoria contínua.



PRINCIPAIS INTERESSADOS PELO PROCESSO DE ACREDITAÇÃO:


  • Líderes e administradores;

  • Profissionais de saúde;

  • Sistemas compradores;

  • Governo.


os objetivos principais da Acreditação Hospitalar são melhorar a qualidade dos cuidados aos pacientes e acompanhantes e proporcionar um ambiente livre de riscos para todos aqueles que circulam na Unidade Hospitalar ou Serviço de Saúde, dentro de padrões de excelência reconhecidos internacionalmente.




PORQUE PARTICIPAR DE UM PROGRAMA DE ACREDITAÇÃO?



Através da Acreditação Hospitalar, Unidade Hospitalar ou Serviço de Saúde tem a possibilidade de realiar um diagnóstico objetivo acerca do desempenho de seus processos, incluindo as atividades de cuidado direto ao paciente e aquelas de natureza administrativa.



a partir deste diagnóstico e com o desenvolvimento do processo de educação de acordo com o Manual de Padrões de Acreditação Hospitalar, é possível discutir, criteriosamente, os achados da avliação e desenvolver um plano de ações capazes de promover a efetiva melhoria do desempenho da instituição, abrangendo todos os seus serviços e segmentos existentes.





O Manual de Acreditação (Imagem ao lado) poderá ser baixado através do Link:



http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/acreditacao_hospitalar.pdf







A ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE ACREDITAÇÃO - ONA, é uma organização não governamental caracterizada como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos, de direito coletivo, com abrangência de atuação nacional.


Tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos seerviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde no País. maiores infomações através do link: http://www.ona.org.br


sexta-feira, 11 de junho de 2010

Evento na ETEPAM apresenta Projetos do Curso de Logística.




O Docente do Curso de Logística da Escola Técnica Estadual professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), Prof. MSc Daniel Nunes, observando as dificuldades em relacionar os conteúdos de sala de aula com o mundo do trabalho, lançou para os discentes do curso de Logística, o desafio de desenvolverem projetos com aplicabilidade social, inicialmente partiu-se do seguinte questionamento: "Como apresentar aos discentes a prática do mercado de trabalho ainda em sala de aula?".
Para tanto, buscou-se fazer a ponte entre o conhecimento técnico/científico e o mundo do trabalho. O desafio para os discentes foi analisar situações do cotidiano comum com visão logística e através das análises, apresentar propostas de melhoria que possam realmente serem implementadas.
Durante a construção dos projetos os dicentes puderam por em prática os conhecimentos das disciplinas, proposto inicialmente pelo desafio. Dentro da dificuldade de cada projeto. Sendo a ETEPAM, um pólo de desenvolvimento tecnólogico, foi possível o apóio de vários outros cursos como Química, Web-Desing, Edificações, Etc.





Para celebrar a data os alunos da ETEPAM apresentarão projetos relacionados ao tema. No evento serão apresentados 3 projetos:



Logi02/2010.1 - Sistema de Armazenamento - Definição de novas rotas para o SAMU (Recife - PE). Busca-se a otimização de acessos para uma melhor prestação de Serviço a população através de estudos cartográficos, sugerindo novas rotas e bases de apóio;




Logi01/2010.1 - Sistema de Armazenamento - Criação de um Sistema de Armazenamento de baixo custo para o depósito da Delegacia de Repressão a Pirataria do Estado de Pernambuco;


Pode ser observado através do video abaixo o modelo do Sistema de Armazenamento criado para a Delegacia de Repressão a Pirataria:




Logi03/2010.1 - Logística Reversa - Uso dos processos logísticos para reciclagem de óleo de cozinha usado, podendo o mesmo ser transformado em Sabão em Barra, busca-se a interação por parte de uma associação de moradores, o projeto apresenta baixo custo de produção, podendo servir como geração de renda.




O evento que será aberto ao público, ocorrerá no Auditório da Escola Técnica Estadual Professor Agamemnon Magalhães -ETEPAM, no dia 21/06/2010 (segunda-feira) com inicio previsto para às 09:00 hr, o endereço é Av. João de Barros, Nº 1769 - Espinheiro CEP: 52021-180 Fone: (081)3181-3951 Fax: (081)3181-3950, endereço eletrônico: http://www.etepam.pe.gov.br