quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Licitação do 4G em 700MHz será antecipada no Brasil‏

O sonho da conexão móvel de alta velocidade está ficando cada vez mais próximo dos brasileiros. 

Segundo aponta reportagem do jornal Folha de S. Paulo, o governo pretende iniciar o quanto antes o processo de licitação do setor de telecomunicações brasileiro com a frequência de 700 MHz

Atualmente, as poucas redes 4G que já atuam no Brasil funcionam sob o padrão de 2,5 GHz.

Esta notícia é muito boa porque enquanto atualmente poucos dispositivos utilizam o padrão 4G de 2,5 GHz adotado no Brasil, a nova frequência permitirá que uma gama muito maior de dispositivos sejam contemplados com a conexão de alta velocidade, inclusive os badalados iPhone 5, iPad Mini e iPad de 4ª Geração, aparelhos estes que inclusive já são vendidos no Brasil (como é o caso do iPhone 5). Com isso, empresas como a Apple, LG, Samsung e outras fabricantes de smartphones não precisariam fabricar dois modelos do mesmo aparelho – um compatível com as redes de 700 MHz e outro com as redes de 2,5 GHz. Apenas uma atualização no sistema operacional resolveria o problema.
4g-lte
Além disso, ainda pesa o importantíssimo fator do maior alcance atingido pelas ondas de 700 MHz, já que a faixa é utilizada pelos canais de televisão UHF. Sinais com menor cumprimento de onda penetram com mais facilidade em ambientes fechados, o que acarreta menor investimento em infraestrutura por parte das empresas que vencerem a licitação. Estima-se que sejam necessárias quatro vezes menos antenas com o sinal de 700 MHz. E como essa faixa já é usada pelas empresa de radiodifusão, já existe toda uma infraestrutura montada para isso, bastaria apenas adaptá-la para a transmissão de dados.

Enquanto se esperava que esse processo fosse iniciado apenas durante o segundo semestre do corrente ano, o governo surpreende positivamente ao adiantar os tramites legais para a autorização que será concedida à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que é o órgão que cuidará do destino dessa faixa para as teles. O governo também espera uma arrecadação considerável e muito superior ao da licitação anterior de R$ 2,9 bilhões em 2012. Se fala em valores na ordem de até R$ 40 bilhões. Mas será preciso aguardar um pouco ainda, já que após a publicação da portaria, a Anatel terá que abrir uma consulta pública sobre o tema para logo em seguida elaborar o edital para o modelo de licitação que ainda não foi discutido.

De qualquer forma, não existe uma data certa para que a tecnologia esteja nas mãos dos usuários. Só nos resta esperar e conhecer melhor o que está por vir. Mas conhecendo essas coisas no Brasil, não é de se espantar que tal melhoria demore um bocado para chegar nos usuários finais. Eu acredito que até a Copa do ano que vem isso ainda não estará terminando. Mas vamos torcer, né? Enquanto isso, por que não dar uma olhadinha no informativo abaixo e entender um pouco mais sobre as frequências de 700 MHz:

Frequências de 700 MHz
E você, o que acha dessa pressa do governo em implantar um novo padrão de 4G LTE no Brasil? Vamos conversar nos comentários!
Com informações: Folha de S. Paulo

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013