quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Casos de dengue aumentaram mais de 400% em Pernambuco em relação a 2009

Do JC Online

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, nesta quarta-feira (4), um novo boletim com o monitoramento de casos da dengue no Estado. De acordo com o balanço, foram notificados 33.916 casos da doença só neste ano (2010). Desses, 7.057 casos foram confirmados. Os números representam um aumento de 473,97% em relação ao mesmo período de 2009 (janeiro a agosto).

Os dez municípios com os maiores números de notificações são: Recife (7.116), Caruaru (5.568), Salgueiro (1.902), Jaboatão dos Guararapes (1.853), Petrolina (1.774), Cabo de Santo Agostinho (919), Paulista (900), Moreno (696), Ouricuri (655) e Quixaba (513). Três óbitos foram confirmados em 2010, sendo todos de residentes do Recife.

Em relação à dengue hemorrágica, foram notificados 254 casos suspeitos e 41 confirmados. Em 2009, foram registrados 16 casos suspeitos e 4 confirmados.

AÇÕES - Nesta quarta-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde reunirá representantes de 14 munícipios da Região Metropolitana do Recife mais as cidades de Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Goiana e Fernando de Noronha. O objetivo da reunião é manter um acompanhamento das ações de prevenção à dengue e identificar formas de apoio a essas localidades. O encontro será realizado no Park Hotel, em Boa Viagem, das 8h30 às 16h.

De acordo com a gerente da I Gerência Regional de Saúde (Geres), Ivanise Marinho, é possível que o Esatdo disponibilize recursos humanos e materiais para os municípios, com o objetivo de garantir o andamento das atividades.

CAPACITAÇÃO – Das 8h às 18h, no Hotel Canariu's, em Boa Viagem, haverá uma capacitação em Diagnóstico e Tratamento do Manejo Clínico do Paciente com Suspeita de Dengue. As palestras são organizadas pela Diretoria Geral de Assistência Integral à Saúde da SES e serão ministradas por técnicos capacitados pelo Ministério da Saúde (MS).

Participam da iniciativa 60 médicos e enfermeiros dos hospitais da Restauração, Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Barão de Lucena, Otávio de Freitas, Regional do Ag

reste e Jesus Nazareno. Publicado em 04.08.2010, às 08h30

Mais leitos para vítimas de dengue na rede estadual

Trinta e dois novos leitos poderão ser abertos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, para reforçar a assistência a doentes com dengue e leptospirose. A proposta está sendo negociada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) com a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Secretaria Estadual de Administração. Pernambuco já tem 29.837 casos suspeitos de dengue, 4.833 confirmados, dentre

eles três mortes comprovadas e outras 48 sob investigação. Desde as enchentes da terceira semana de junho, foram contabilizados 145 supostos doentes de leptospirose, com 16 mortes.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, com os 32 novos leitos haverá um total de 60 só no Oswaldo Cruz reservados para doenças infecciosas. No ano passado, foram abertas vagas 21 extras no Huoc, para atender casos da gripe H1N1. A essas se somam sete de terapia intensiva. Como a transmissão da gripe caiu, a estrutura passou a ser ocupada, desde maio, por pessoas com dengue e há um mês começou a ser disputada também por doentes de leptospirose. “Por ser referência em doenças infecciosas, o hospital pode dar um suporte importante”, avalia Jacyra Ferreira, gerente de Epidemiologia da SES.

Segundo ela, o aumento de registros de dengue nas últimas semanas reflete a chegada de dados de maio e junho com atraso. “Observamos uma queda no adoecimento na última semana, mas a situação ainda preocupa. Exige esforço do setor público e parceria de toda a população”, afirma. Jacyra também observa, no momento, transmissão mais centralizada na região metropolitana. Na área Norte, unidades de pronto-atendimento vêm enfrentando superlotação.

O último boletim divulgado ontem indica que foram isolados vírus da dengue em 16 cidades de diferentes regiões do Estado. Há transmissão dos tipos DENV-1 e DENV-2 no Grande Recife e interior.

HIDRATAÇÃO - “No primeiro atendimento médico, o paciente deve ser orientado para a importância de ingerir líquidos e alertado para os sinais de agravamento da dengue. Isso é fundamental para que ele retorne ao serviço e receba o tratamento necessário em tempo hábil”, alerta Jacyra Ferreira, pedindo que as equipes de saúde não relaxem na assistência. “Deve haver um cuidado especial com as crianças”, recomenda.

Ela também sugere a municípios que enfrentam dificuldade no acesso a imóveis para eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti que recorram ao Ministério Público. “Eles devem lançar mão de novas estratégias, como vistoria domiciliar nos fins de semana”, sugere.

Avanço da dengue deixa UPAs com superlotação

Chega a 70% a proporção de pessoas com sinais de dengue entre as 300 que procuram diariamente tratamento nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista e Olinda, no Grande Recife. Por conta da sobrecarga, a coordenação da UPA Paulista não descarta a possibilidade de voltar a suspender o atendimento a novos pacientes adultos, como ocorreu na noite de segunda-feira.

“Vamos reforçar o quadro de médicos no plantão da noite, mas a demanda cresceu e não temos contado com a rede municipal”, avaliou a coordenadora da UPA, Vânia Brayner.

Segundo ela, além dos novos pacientes, os do dia anterior retornam para monitorar a queda de plaquetas (indicador de agravamento da dengue). A grande demanda tem congestionado o laboratório do Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes. “O ideal seria que esses pacientes fossem monitorados pela atenção básica municipal”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.