sexta-feira, 22 de outubro de 2010

ANS abre consulta para mudança de planos de saúde

Por Agência Brasil

22/10/2010 Uma das sugestões é reduzir para um ano o tempo de permanência mínima no plano de origem antes de solicitar a portabilidade

Nos próximos 30 dias a população pode contribuir com sugestões sobre mudanças das regras dos planos de saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu na última quinta-feira (20) uma consulta pública sobre a ampliação das regras para a portabilidade de carências nos planos.

A possibilidade de mudar de empresa levando consigo as carências já cumpridas está valendo desde abril de 2009, mas a ANS propõe nova regulamentação que pode facilitar a vida do segurado de planos de saúde. Uma das sugestões é reduzir para um ano o tempo de permanência mínima no plano de origem antes de solicitar a portabilidade. Isto, no entanto, valeria apenas depois da segunda mudança de plano. Até lá valeriam os prazos mínimos atuais, de dois ou três anos, dependendo do caso.

ANS também propõe ampliar o prazo dentro do qual o segurado pode solicitar a transferência sem carência. Ele passaria de dois para quatro meses, contados a partir do aniversário do contrato com o plano.

A portabilidade também pode passar a valer para beneficiários de planos coletivos que queiram passar para planos individuais, além de beneficiários de planos que tiverem a transferência de carteira compulsória decretada pela ANS, mas que não encontrarem interessadas em absorver seus beneficiários.

Quem desejar participar da audiência pública poderá encaminhar suas propostas e sugestões para ANS no site ou por meio de carta para o endereço: Rua Augusto Severo, n° 84, 12° andar, Glória, Rio de Janeiro (RJ), com indicação do assunto Consulta Pública n° 341 - Extensão da Portabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.