quarta-feira, 20 de outubro de 2010

ANS estabelece normas para atendimento

Por Saúde Business Web

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fez uma pesquisa para descobrir o tempo que os beneficiários dos planos de saúde levam para conseguir agendar consultas, exames e cirurgia. O objetivo era verificar se o tempo gasto é considerável, a fim de definir os prazos máximos para o atendimento. A pesquisa foi realizada com as operadoras de plano de saúde e odontológico.

As normas definitivas estabelecidas pela ANS sobre o assunto serão publicadas nos próximos dias na Instrução Normativa. Os prazos máximos definidos são baseados na expectativa de atendimento que, quando não correspondida pode acarretar problemas assistências nas operadoras.

A ANS encaminhou um ofício sobre a pesquisa para 1.162 operadoras, mas como foi feita de forma voluntária apenas 840 participaram. Sendo estas, responsáveis por atender mais de 42 milhões de pessoas. O expert Henrique Shinomata do Saúde Business Web apresenta a baixo lista dos procedimentos selecionados para a pesquisa.

- Cirurgias eletivas sem implantes;

- Cirurgias eletivas com implantes (órteses, próteses e materiais especiais).

- Consultas em clínicas básicas (médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia e traumatologia);

- Consultas em outras especialidades;

- Exames básicos (hemograma, glicose, uréia, creatinina, eletrólitos, radiografias e ultrassonografias simples);

- Exames de maior complexidade;

Antes de comentar o assunto é preciso lembrar que existem alguns fatores a serem considerados. Em primeiro lugar, não existe um contrato entre as operadoras e os prestadores estabelecendo essa periodicidade; segundo, o mesmo médico é credenciado em vários planos de saúde, e prioriza os planos que são mais parceiros com a remuneração justa, sem atrasos no pagamento nem glosas indevidas.

Sendo assim, a ANS está no rumo correto criando um ciclo virtuoso: protegendo o paciente para que seja atendido no menor prazo possível estimulando, assim, as operadoras a melhorarem a tabela de remuneração médica, e incentivando a classe médica a atender a saúde suplementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.