terça-feira, 16 de agosto de 2011

Eco Sistemas e Allen criam software em atenção básica

Solução envolve ações de políticas públicas de prevenção de doenças e promoção da saúde em âmbito municipal

Como parte da estratégia de ampliar sua atuação na esfera da saúde publica, a ECO Sistemas e a Allen Informática lançaram recentemente uma solução tecnológica que envolve ações de políticas públicas de prevenção de doenças e promoção da saúde em âmbito municipal: a Atenção Básica.

Segundo o consultor de negócios da ECO Sistemas, Wendel Souza, o sistema faz a gestão da unidade de saúde da família. “Com ele, os agentes comunitários de saúde fazem uso de um dispositivo móvel onde vão preencher com os dados das famílias. Em seguida as informações são registradas no sistema”.

De acordo com Souza, o profissional de saúde usa o sistema para fazer o registro clínico do atendimento ao usuário da saúde. Com a integração dos fluxos de referência e contra-referência, será possível detectar a doença em seu estágio inicial. “Com o diagnóstico precoce da doença, dificilmente será necessário atender o usuário da saúde em instituições de alta complexidade já que a Atenção Básica possui as ferramentas necessárias para acompanhar e prevenir os episódios de crise”.

Souza conta que além de auxiliar os agentes comunitários da saúde, o sistema também armazena e organiza o prontuário eletrônico alimentado pelos profissionais da saúde. De acordo com ele, o sistema “possui uma estrutura de codificação baseada no CIAP-2 – Classificação Internacional da Atenção Primária – que possibilita a organização das demandas e problemas informados pelo usuário da saúde durante o atendimento”.

Um prontuário eletrônico orientado a problema possibilita que os profissionais da saúde acessem o histórico de doenças do usuário da saúde e, todas as vezes que ele comparecer à unidade de saúde um novo evento associado ao problema de saúde (seja ele novo ou atual) será gerado, permitindo assim a produção de indicadores assistenciais baseados em evidência.

O representante da ECO Sistemas conta também que com o projeto, o usuário da saúde é beneficiado com o acesso integrado às consultas, exames e internações ofertados pela rede pública. “Uma das premissas da Atenção Básica é estar sempre próximo ao cidadão, identificando suas demandas de saúde e agindo preventivamente”.

E completa ao dizer que o lançamento da solução tecnológica ocorre em um momento em que o Ministério da Saúde foca suas ações de tecnologia em Atenção Básica. E enaltece que o objetivo é justamente estimular o acesso da população a novas tecnologias.

Ferramenta de gestão

Além de auxiliar no diagnóstico precoce e promoção de saúde, o sistema também é uma ferramenta para a gestão da unidade básica de saúde.

“O sistema possibilita que seja medido o índice de produtividade do profissional uma vez que existe o registro de quando começou e terminou o atendimento”.

Diante deste fato, o gestor pode analisar se a sua equipe está trabalhando de forma otimizada, identificar onde está o problema e elaborar soluções.

Saber quais são os períodos do dia que as unidades ficam mais cheias e quais são as necessidades mais comuns informadas pelos usuários da saúde são atividades possíveis de serem colocadas em prática com a utilização de relatórios gerenciais e painéis de indicadores, conta Souza.

Ele finaliza ao informar que o software permite que a gerência da unidade de saúde crie uma agenda de tarefas para os colaboradores integrada à agenda de atendimento ao usuário da saúde.

“Se o gestor quiser utilizar um horário para realizar um treinamento, ele pode reservar a agenda de seus colaboradores para aplicar a atividade”. Por Saúde WEB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.