segunda-feira, 22 de março de 2010

XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde.

Palavra do Presidente

A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) realiza a cada dois anos o Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS). Este é o maior evento brasileiro que, congrega a academia e a indústria para discutir fundamentos, aplicações e políticas da informática em saúde, unindo assim os diversos segmentos da sociedade.

O XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde será realizado de 18 a 22 de Outubro de 2010 em Pernambuco, estado considerado um dos maiores pólos tecnológicos e de saúde do Brasil. Todas as maravilhas e conforto do Summerville Resort em uma das mais belas praias do litral pernambucano, a linda praia de Porto de Galinhas, será o cenário deste encontro. Um lugar especial para o debate, mas também para o descanso.


Estamos vivendo um momento no qual a internet e a Telesasúde abriram novos caminhos e aproximatam a tecnologia cada vez mais das pessoas. Os avanços da informática, que vivenciamos enquanto usuários e profissionais de saúde, e suas implicações éticas, legais, e nas políticas públicas de saúde, precisam ser fortemente discutidos. Os rumos das tecnologias da informação e das comunicações, e como estas tecnologias são pensadas, ensinadas, desenvolvidas e aplicadas às realidades locais na busca de um sistema de saúde saudável em nosso país serão foco desta décima segunda edição do CBIS.


O Núcleo de Telesaúde da UFPE se orgulha em organizar pela primeira vez este evento em pernambuco e ficará muito feliz em recebê-lo em nosso estado.



Programação Científica


O Congresso contará com tutoriais, painéis e conferências proferidas por convidados nacionais e internacionais, sessões científicas orais e pôsteres, relatos de casos e experiências comerciais, que discutirão o estado da arte do ensino, desenvolvimento técnico e científico, além das questões éticas, de regulamentação e das políticas das tecnologias da informação e das comunicações na área de saúde.


Entidade Promotora


O Congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS). Em 2010 será organizado pelo Núcleo de Telesaúde (NUTES) da Universidade Federal de Pernambuco.



A Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), é uma Sociedade Científica, sem fins lucrativos, criada em 1986 e tem como objetivo promover o desenvolvimento de todos os aspectos da Tecnologia da Informação aplicada à Saúde. A tradição da atuação da SBIS é marcada pela realização de eventos nacionais e internacionais, como congressos, simpósios, cursos, seminários e workshops. A SBIS colabora com os órgãos público , como a ANS e o Ministério da Saúde, bem como com outras entidades e associações de classe, como o CFM e CFO. A SBIS já realizou onze Congressos Brasileiros de Informática em Saúde - CBIS. É também o representante brasileiro na IMIA - International Medical Informatics Association (Associação Internacional de Informática em Saúde). Para mais informações sobre a SBIS, visite http://www.sbis.org.br/



O Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES), instituído em 2003 e sediado no Hospital das Clínicas da UFPE, é um cúcleo de pesquisa e extensão tem como missão coordenar e executar as ações telacionadas com as tecnologias da informação em saúde. bem como desenvolver os projetos de telessaúde da UFPE, contricuindo para o fortalecimento do sistema de saúde através da pesquisa e desenvolviemnto de soluções tecnológicas inovadoras. O NUTES é fruto do projeto de Telemedicina no Programa de Saúde da Família, desenvolvido pelo Grupo pesquisa Tecnologias da Informação em Saúde - TIS http://www.tis.ufpe.br/ criado em 1996. O Grupo TIS é pioneiro na região norte-nordeste no ensino e desenvolvimento da informática em saúde. Desde sua criação, o NUTES e o TIS vêm trabalhando no desenvlvimento de projetos multidisciplinares em informática em saúde visando melhorar a qualidade do ensino, pesquisa, assistência e gestão em saúde. Participou da organização e da comissão científica de diversos eventos da área. Suas iniciativas e projetos aprovados em órgãos de fomento (CNPq, FINEP, Ministério da Saúde, etc).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.