sábado, 29 de junho de 2013

Imaturidade na gestão é o grande problema das entidades hospitalares

Profissionais qualificados pode ser a chave para reverter atual cenário da saúde no país

A busca de especialização na área da gestão de saúde pode ser um passaporte importante para o crescimento no mercado de trabalho. Fatores como a expansão dos serviços privados de saúde no país e a busca crescente por eficiência na área, tanto em hospitais quanto nos laboratórios e convênios, apontam para a necessidade de qualificação profissional específica. Outro fator que colabora para esta necessidade é adesão de tecnologias no setor, que cresce 11% ao ano e promete gerar mais de 35 mil novas vagas de emprego em todo o mundo até 2018, segundo dados do Estudo da Scientia Advisors (empresa de consultoria científica especializada em avaliação tecnológica), e da University of California.

Conforme relatou o presidente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Francisco Balestrin, ao site SaúdeWeb, o grande problema da saúde brasileira está nas estruturas, na imaturidade e desorganização da gestão hospitalar. “As organizações nacionais e a gestão hospitalar ainda são muito incipientes. As instituições são pouco organizadas, com um desperdício muito grande e, muitas vezes, sem foco na qualidade e na assistência”. Balestrin acredita que a chave para eficiência da gestão hospitalar está na elevação da qualidade assistencial e atualmente, como coordenador de um projeto junto aos associados da própria Associação, tem como principal objetivo reverter este cenário.

De acordo com a conselheira do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) Isabela Regina Fornari Müller, é justamente por conta da imaturidade na gestão que a procura pela qualificação se mostra cada dia mais necessária para que as entidades hospitalares possam ser administradas de forma a oferecer à população serviços de saúde cada vez melhores. “A área de saúde tem especificidades bastante importantes e por isso exige um preparo especial daqueles que pretendem atuar em hospitais, clínicas e outros serviços. Os responsáveis por esses empreendimentos perceberam isso e estão em busca de pessoal cada vez mais especializado."

Para atender às demandas de qualificação profissional para esse tipo de gestão, a Fundação dos Administradores de Santa Catarina (FUNDASC) formatou um curso especial, o MBA em Gestão Hospitalar, que é oferecido em Florianópolis e Criciúma. O curso busca adaptar os conhecimentos necessários à gestão ao ambiente de saúde. Desde 2001, o curso formou doze turmas, totalizando mais de 300 profissionais de diferentes áreas.

Uma prova da importância dessas iniciativas para formação de profissionais com visão de gestão em saúde também vem de entidades ligadas à área. Em entrevista recente, o Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), Henrique Salvador, disse que os processos de acreditação e a maior regulamentação do setor estão impulsionando os estabelecimentos em busca da melhoria constante da gestão. Isso sem falar que a própria Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estuda em programa de monitoramento da qualidade dos hospitais que terá impacto sobre os valores pagos por procedimentos realizados.

“O administrador na área de saúde vive sob constante pressão. Ele precisa buscar a excelência, mas jamais pode esquecer que atua em um segmento no qual estão em jogo constantemente o bem-estar e, em casos extremos, até a sobrevivência do cliente, cenário que exige um profissional habilitado e preparado”, finaliza a conselheira Isabela.

Por Giselle Andrade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.