Depois de adquirir a Axismed,
empresa de gestão da saúde populacional, a Telefónica - agora com a USP -
avança ainda mais no setor e aproveitará a aliança para lançar
produtos.
Em mais um passo para fortalecer a presença no setor de saúde
brasileiro, a Telefônica Vivo anunciou na última quarta-feira (20/03)
parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
(FMUSP).
Na aliança, a universidade entrará com o conteúdo acadêmico e a
multinacional oferecerá conectividade para difundir o material para os
estudantes da universidade e agentes da Atenção Primária ligados ao
núcleo de Telessaúde, coordenado pela instituição. Em contrapartida, a
multinacional testará sua tecnologia no modelo e também lançará produtos
e serviços de e-health, que poderão ter o conteúdo em tecnologias
embarcadas.
“Podemos embarcar conteúdos em nossas tecnologias como, por exemplo, o
produto que estamos desenvolvendo como foco no Programa Saúde da
Família”, afirmou o presidente do Grupo Telefonica no Brasil, Antonio
Carlos Valente.
O conteúdo engloba artigos acadêmicos, infográficos e áudios. Além
disso, a Telefónica terá acesso aos vídeos do Projeto Homem Virtual,
programa de computação gráfica 3D composto por sequências dinâmicas
tridimensionais da estrutura do corpo humano.
A princípio serão doados pela Telefônica Vivo à FMUSP 60 chips 3G
Plus para tráfego de dados com isenção dos custos e que poderão ser
utilizados durante um ano. A divisão ocorrerá da seguinte forma:
- 30 chips serão distribuídos para o programa de Atenção Primária, na
região Oeste da capital paulista. O objetivo é que os estudantes e
agentes de saúde ligados ao programa Telessaúde, que é coordenado pela
universidade, possam ter acesso ao conteúdo acadêmico com rápida conexão
e possam trabalhar na promoção e educação da população local.
- 15 chips serão voltados para um curso sobre Saúde do Idoso, voltado
para médicos e enfermeiros, planejado para ocorrer em maio e terá
duração de 18 meses.
- Os últimos 15, terão a área de emergência como foco. A ideia é uma
parceria com a Secretaria de Segurança Pública para educar gestores a
desenvolver medidas para a prevenção de acidentes de moto e
atropelamentos. Esta ação está prevista para junho deste ano.
“Precisamos da criação de cases primeiro e depois partimos para a
solução em escala”, diz o chefe da disciplina de Telemedicina da FMUSP,
Chao Lung Wen.
Outra ação da parceria que Wen adiantou é o lançamento da Nuvem da
Saúde, repositório que armazenará livros, artigos acadêmicos, simpósios,
seminários e congressos. Neste caso, a operadora apoiará os estudantes
e profissionais no acesso ao conteúdo, que poderá ser feito com
tecnologia 3G por meio de dispositivos móveis. Está ação está planejada
para abril.
Estratégia
Este é o segundo anúncio da multinacional para o setor de saúde em
dois meses. No início de fevereiro, a multinacional adquiriu a Axismed, empresa com foco em gestão da saúde populacional, por meio da Telefónica Digital, braço global de inovações digitais.
A aquisição está diretamente ligada à estratégia da marca de crescer
no setor de saúde. Com está ação, ela ganhou inserção no mercado
corporativo (as empresas que compram plano de saúde para seus
funcionários) e com as operadoras e seguradoras de saúde. A operação
também possibilitará à marca difundir as soluções da Axismed para um
mercado potencial de 90 milhões de pessoas.
Hoje a Telefónica Digital já tem algumas
soluções focadas no setor de saúde, entre elas estão produtos para o
agendamento de consultas e exames médicos, gestão de exames de imagem,
acompanhamento e monitoramento de crônicos, atendimento e triagem de
pacientes por via call center e uma solução para o Programa Saúde da
Família (PSF).
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