sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mercadante anuncia investimento em PE e defende ministro da Integração


Ministro de Ciência e Tecnologia esteve no Recife nesta quinta-feira (5).Ele anunciou um centro de processamento de dados doado pela China.
Do G1 PE


O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloízio Mercadante, esteve na tarde desta quinta-feira (5) no Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife, para anunciar a instalação de um centro de processamentos de dados doado pela China em Pernambuco. O investimento está avaliado em mais de 10 milhões de dólares e deve chegar ao estado em abril deste ano.
 

O ministro destacou a qualidade da formação de mão de obra na área de informática como um dos fatores determinantes para a escolha de Pernambuco para receber o investimento. “Estamos trazendo aqui pra Universidade Federal de Pernambuco, que é uma das melhores em tecnologia da informação e computação do Brasil, um equipamento que vai estar entre os cinco maiores centros de base de dados do Brasil. E seguramente o maior da América Latina para a área de educação. Para as pessoas terem ideia de quanto a gente pode armazenar e processar, ele equivale a 1,2 mil computadores em linha, trabalhando simultaneamente para processar. Então, a velocidade é muito grande”, contou.

Ainda de acordo com Mercadante, o centro de processamento de dados foi doado ao Brasil para ser utilizado no formato chamado de “computação de nuvem”, que permite que informações, serviços e programas sejam acessados de qualquer lugar pelos internautas.

Integração Nacional

Durante o encontro, Mercadante defendeu o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, alvo de denúncias de favorecimento de Pernambuco na destinação de verbas para o combate a enchentes. “Os investimentos que foram e estão sendo feitos em Pernambuco são indispensáveis. São barragens que vão impedir que aconteça de novo o que aconteceu no período de dez meses: três ocorrências, e tivemos milhares de desabrigados”, disse.

O governador Eduardo Campos também saiu em defesa de Fernando Bezerra Coelho e dos investimentos. “Crise nós tivemos aqui forte no dia 18 de junho 2010; depois de oito dias a gente teve outra enchente, outra crise; e tivemos no dia 4 de maio. Em dez meses, nós tivemos três enchentes, 81 mil pessoas desesperadas, fora de casa, 16 mil casas condenadas. E, para enfrentar esta crise, nós trabalhamos duro para reconstruir as cidades, garantir o ano letivo, salvar vidas, e ver 21 mil pessoas em abrigos. Fizemos o projeto e estamos pagando pela competência. Nós vamos fazer as barragens porque elas vão prevenir e salvar vidas, e vão deixar a União e o Estado sem ter que gastar a cada dois anos, três anos, e agora todo ano, milhões e milhões em recursos que não resolvem”, afirmou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.