terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Sistel reduz custos assistenciais em 39% com Axismed


Índice de internação de pacientes crônicos da Fundação Sistel de Seguridade Social diminuiu 73% com programa de gestão

Modernos softwares de gestão, eficiente integração de informações e indicadores e acompanhamento assistencial constante são responsáveis por uma redução de 39% dos custos com doentes crônicos e de 73% no índice de internação da Fundação Sistel de Seguridade Social. Desde 2005, a Axismed faz o gerenciamento e promove qualidade de vida a 2.400 crônicos do fundo de pensão brasileiro, criado em 1977.

“São 40 mil vidas na Sistel, sendo que 20% da população gasta 80% do que ganha com tratamentos de saúde”, conta a gerente de planos de saúde da Sistel, Adriana Meirelles.

Devido ao alto índice de idosos pertencentes à Sistel, tendo em vista que é uma carteira fechada, onde ninguém mais entra, e aos resultados negativos de aderência aos programas anteriores, a entidade encontrou, segundo Adriana, um programa ideal.

“O objetivo é conscientizar a população crônica sobre sua doença para que aprendam a tomar as providências necessárias de cuidado”, afirma Adriana.

O projeto Viver Melhor, da Axismed, apoiou-se em um aspecto determinante para o sucesso que se estende por mais de cinco anos: mudança de comportamento. De acordo com o diretor comercial da Axismed, Fabio Boihagian, os pacientes recebem uma série de orientações e treinamentos para estabelecimento de novos hábitos, com duração de um ano e meio.

Algumas das iniciativas e recomendações são: tirar a dúvida dos pacientes em relação à doença, promoção de autocontrole, adesão ao tratamento médico regular e às prescrições medicamentosas, entre outros.

“Depois do paciente participar do Viver Melhor, ele é direcionado para um programa de acompanhamento, para checar se as conquistas estão sendo mantidas”, explica Boihagian.

Segundo o executivo, a Axismed acompanha o tempo todo os indicadores clínicos e operacionais que demonstram se o paciente está aderindo ao programa. “Na medida que ele vai aderindo, ele passa envia os exames por fax ou e-mail”, conta.

A relação com a operadora se dá, segundo Boihagian, de forma harmoniosa. “As informações são compartilhadas. Além disso, primamos pela relação médico e paciente. Temos um canal para que os médicos tenham acesso às nossas informações e também tirar dúvidas”, diz.

Recentemente, a Axismed anunciou a implementação de um software, chamado e-Praxis, que se destaca por ter tecnologia de ponta, recursos especiais, integração com dispositivos móveis, banco de dados e ferramentas complementares e modulares, como Business Intelligence (BI) e Customer Relationship Management (CRM). Por Verena Souza.

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