quinta-feira, 7 de junho de 2012

5 qualidades de um líder de TI que se compara a um paraquedista.

O CEO da FireHost, Chris Drake, diz que a experiência de anos como paraquedista o preparou para ser um líder em tecnologia

Chris Drake está acostumado a ter a cabeça nas nuvens. Ele não é apenas o fundador da FireHost, uma empresa texana de hospedagem na nuvem, mas Drake serve na 82 ª Divisão Aerotransportada do Exército dos EUA como um paraquedista de terceira geração. 

Aqui, Drake descreve como seus 64 saltos como paraquedista o preparou para o gerenciamento de tecnologias e protelação de hackers.

Como um líder de TI, você está desenvolvendo essas qualidades em sua equipe?

1. Reflexos rápidos contra fogo
A empresa de hospedagem na nuvem exige decisões rápidas em caso de uma interrupção. A decisão certa em uma fração de segundo também é exigida de paraquedistas ao fazer saltos que desafiam a morte, de acordo com Drake. Ele lembra uma época em que acidentalmente trombou de paraquedas em pleno ar com um amigo paraquedista. Um fenômeno conhecido como “roubo de ar”, ele pode fazer com que o paraquedista entre em um colapso, sem contar que é uma queda livre a sua morte. Felizmente, Drake diz: “tive o instinto de me proteger e em meio segundo eu estava fora desse colapso. Eu literalmente bati com os pés e, em seguida, comecei a pular para o mais longe que eu podia. E é por isso que eu ainda estou aqui.”

2. Nervos de aço

Cada líder de TI já sentiu aquela sensação de pânico quando o tráfego de rede, de repente, vira um gargalo ou um servidor vai para o congelador. Referido como “a névoa da guerra” em termos militares, Drake diz que isso é comum em uma sala de servidores assim como em um campo de batalha. “É um momento em que há caos ao seu redor, mas você ainda tem que se concentrar no seu objetivo, não importa quais questões estão ao seu redor em uma situação de batalha. Acontece da mesma forma com hospedagem quando você tem falhas e pessoas em pânico. Aprendi a ter calma enquanto paraquedista e transferi esse conhecimento para o mundo dos negócios.”

3. Lidere a uma distância
Liderar uma equipe altamente qualificada de profissionais de TI não é diferente do que comandar uma elite de paraquedistas, de acordo com Drake. “Como líder na FireHost, eu contrato as melhores pessoas do mercado e então eu removo todos os obstáculos que existem para que elas possam fazer um bom trabalho”, diz ele. “Da mesma forma, paraquedistas são uma espécie malandros. Eles são grandes pessoas que ao se livrarem dos obstáculos fazem grandes coisas.”

4. Fortes habilidades de comunicação

Planejamento cuidadoso e melhores práticas são essenciais para uma excelente comunicação entre os paraquedistas. O mesmo vale para abordagem de Drake em manter as linhas de comunicação abertas entre os 80 funcionários da FireHost. “Somos capazes de ler as mentes uns dos outros e isso é porque o planejamento está lá e nossa visão é extremamente focada”, diz Drake. “Quando sua visão está focada e você tem um plano, a comunicação do dia-a-dia não é necessária. Da mesma forma, quando saltamos de um avião já sabemos o que nos espera nas próximas 24 horas do dia.”

5. Um sentido de missão

É preciso mais do que passivamente monitorar o tráfego e gerenciar os servidores para bloquear 200 milhões de tentativas de hack. De acordo com Drake, o sucesso depende de reconhecer o que você e sua equipe de TI estão fazendo, tudo tem que estar de pé entre o cliente e você. “Estamos no negócio de hospedagem na nuvem, estamos a proteger empresas e pessoas”, diz Drake. “Como um paraquedista, eu estava protegendo o nosso país. É esse tipo de responsabilidade enorme que existe dentro de nossa cultura corporativa. Cada um de nossos funcionários entende que nós somos a Guarda Nacional da internet.”
Fonte: Cindy Waxer | InformationWeek EUA; replicado pela InformationWeek Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.