terça-feira, 12 de junho de 2012

Segurança dos dados em Saúde: veja passo a passo

Uma abordagem completa para implementação da segurança envolve o planejamento e ações estratégicas e táticas, tanto de perfil tecnológico como processual. Confira artigo completo


 O projeto Saúde Business School, da revista FH (antiga Fornecedores Hospitalares), de 2012, aborda o tema: Tecnologia da Informação em Saúde. A iniciativa busca auxiliar as instituições do setor em sua gestão. Ainda que exista literatura sobre o tema, a nossa função é construir um manual prático para a geração de um ambiente de tecnologia hospitalar mais seguro, que auxilie e oriente às equipes na organização de seus departamentos de TI e na interação da tecologia da informação com os stakeholders.

Em cada edição da revista FH contém um capítulo sobre o assunto, escrito em parceria com médicos, professores, consultores e instituições de ensino, no intuito de reunir o melhor conteúdo para os leitores. Depois da circulação da revista, o Saúde Web disponibilizará, gradualmente, os conteúdos.

No mês de maio, o capítulo foi sobre: Segurança dos dados

INTRODUÇÃO…

A segurança da informação representa a base de confiança dentro da sociedade da informação, especialmente na migração de processos baseados em papel e informais para processos baseados em documentos digitais e estruturados.

No que diz respeito a dados na saúde, essa questão se torna ainda mais crítica devido, por exemplo, a possibilidade de responsabilização pelo uso indevido de dados (quebra da privacidade do paciente), pelos procedimentos em si (responsabilização do erro médico) e pelas trocas de dados (informações trocadas entre pacientes, prestadoras, operadoras e governo)……

Por Luis Kiatake, ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.