terça-feira, 5 de junho de 2012

Profissionais de TI lançam Associação Brasileira CIO Saúde

Entidade é formada para promover fóruns e compartilhar ideias, experiências e informações em prol do dia a dia do profissional de tecnologia de instituições de saúde.

A Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS) acaba de ser oficializada. A entidade tem a finalidade de trazer questões do dia a dia dos profissionais de tecnologia da informação na saúde para serem debatidas, além de facilitar a troca de informações entre eles. De acordo com o presidente, David Oliveira, a instituição é decorrente de um grupo de “CIOs da saúde” que, há quatro anos, costumavam se reunir a cada dois meses em São Paulo. 

“Fica muito difícil para organizarmos esses encontros. Sentimos a necessidade de um grupo que andasse sozinho, ou seja, independente dos que iniciaram”, conta Oliveira. 

Grandes hospitais, principalmente do estado de São Paulo, já integram a ABCIS, que pretende criar centrais regionais para fomentar a participação de profissionais de TI de todo o Brasil. Atualmente, o grupo possui 200 profissionais registrados. 

Para unir a categoria, a entidade vai realizar, em outubro, o I Forum Anual Setorial de TI, trazendo como keynote speaker Renata Bushko, do MIT e presidente da FHTI Future Health Technology Institute, dedicada a definição da agenda de tecnologias em saúde para o século 21.

“Queremos estreitar a relação da TI com outras áreas como, por exemplo, engenharia clínica, de compras e infraestrutura. Para entender até onde vai a tecnologia e onde começa a outra área”, diz Oliveira, enfatizando que o intuito é integrar e, não, competir. 

A comunicação entre os associados será feira por meio de um site, ainda em construção. “Por exemplo, preciso de um fornecedor para a área de impressão do hospital, garanto que se eu compartilhar minha necessidade os maiores fornecedores do segmento vão aparecer rapidamente. O objetivo é colaboração”, ressalta Oliveira. 

Na opinião do executivo, o mercado é promissor, pois as instituições começaram enxergar a TI como um potencial de competitividade, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido, levando em consideração que os hospitais destinam, em média, 3% de seu orçamento para tecnologia e a indústria, de maneira geral, 7%. 

Além do presidente David Oliveira, compõem a direção da entidade o Vice-Presidente Aécio Rocha e os Diretores Adilson Simplício (Administrativo e Financeiro), Marcio do Lago (Operacional), Heitor F. Garcia (Planejamento Estratégico), Klayton Luis Ferreti Simão (Conhecimento e Inovação) e
Walmir Batista de Morais (Regionais). Por Verena Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.