quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Dados corretos x custos menores

Cuidar bem do paciente é também cuidar bem da conta dele. Tal conscientização parece ser fundamental para que o profissional da área clínica se comprometa a preencher de forma correta os dados do doente no sistema 


A premissa de qualquer hospital é cuidar bem do paciente, e, segundo o analista de sistemas e informações do Hospital Mãe de Deus, Juliano Jorej, fechar a conta de forma correta faz parte da qualidade assistencial do hospital do Rio Grande do Sul.

Durante painel sobre indicadores do MV Experience Fórum, o executivo fez um apelo aos profissionais da área clínica para a consciência do preenchimento dos dados corretos nos sistemas de gestão. “O dado correto culmina na construção de uma decisão correta”, diz Jorej.

O processo para a tomada de decisão segue a seguinte ordem: Dado – Informação – Conhecimento – Inteligência – Decisão. É unânime entre os administradores hospitalares de que ferramentas de BI são fundamentais para a integração dos dados de todas as áreas hospitalares.

O Hospital Meridional, do Espírito Santo, por exemplo, informatizou todos os processos e, estes, são transmitidos por meio de painéis para áreas como Atendimento, Enfermagem, PS, Internação, CTI, Ambulatórios, Farmácia, Financeiro, Manutenção, etc.

“Dessa forma podemos acompanhar os processos de forma rápida e visualizar o que estiver pendente como raios-x, exames laboratoriais, entre outros”, afirma o diretor clínico e de qualidade do hospital meridional, Maurício Velasco.

Apesar do planejamento estratégico e o estabelecimento de metas serem de responsabilidade da diretoria da instituição, Velasco acredita que aos objetivos devem ser difundidos para todo o corpo clínico.

O comprometimento dos funcionários no preenchimento dos dados no sistema e o monitoramento dos indicadores convergem em uma eficiente gestão financeira, ou seja, na rápida entrega  de contas para as operadoras, redução do prazo médio de faturamento, redução no nível de glosas e do faturamento indevido.

Por Saúde Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante.