quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Um ano após fusão, Pixeon Medical Systems ganha novos clientes, avança no segmento hospitalar e investe em cloud



União resultou em expansão pelo país e aumento nas vendas. Empresa prepara solução na nuvem que deve ser lançada no ano que vem

Há exatos doze meses, a catarinense Pixeon e a paulista Medical Systems, empresas de referência na área de tecnologia para medicina diagnóstica, anunciavam ao mercado a união de suas atividades e a criação da Pixeon Medical Systems, gerando uma das maiores companhias brasileira do segmento. Um ano depois, a fusão resultou, além de uma maior cobertura comercial e da integração entre os sistemas de PACS e RIS, em um ganho de mercado no segmento de hospitais. De todos os negócios fechados pela empresa desde a união das operações, 32% são em hospitais, incluindo novas vendas e expansão de soluções e serviços. “A fusão nos tornou mais competitivos e permitiu alçar voos que as empresas, sozinhas, teriam muito mais dificuldade”, define Roberto Ribeiro da Cruz, CEO da Pixeon Medical Systems, “além de proporcionar a nossos clientes uma rede de atendimento muito mais ampla e efetiva, e um entendimento completo de seus negócios”, complementa. Um dos projetos que começaram a ser gestados após a fusão, e que deve ser lançado no ano que vem, é uma plataforma na nuvem que, segundo o CEO, será uma revolução no segmento de saúde. “Este serviço colocará a empresa muito à frente do mercado”, antecipa Cruz.

Em 2013, a Pixeon ampliou os serviços que já oferecia à Santa Casa de Porto Alegre, com a integração de cinco novas clínicas do complexo, e também chegou ao Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo (RS), além de começar um ciclo de expansão à região Nordeste - com a implantação de seus sistemas no tradicional hospital Santa Izabel, em Salvador. No Centro-Oeste, a unidade de Campo Grande do Hospital de Câncer de Barretos também passa a contar com as soluções da Pixeon. Como resultado, a empresa fechou o primeiro semestre de 2013 com um aumento de 39% nas vendas frente ao mesmo período do ano passado. “Também focamos esforços no fortalecimento da nova marca, lançada no final de abril”, comenta o diretor de marketing/comercial Iomani Engelmann. “Ampliamos nossa participação em eventos do setor, como JPR, Hospitalar, HospitalMed, além de eventos regionais e na área de oftalmologia”, reforça Engelmann.

Para a Intel Capital, fundo de investimentos que aportou recursos para pesquisa e desenvolvimento antes da fusão, o resultado da união é amplamente positivo. "Ao investir na Pixeon, nosso objetivo era facilitar a área de negócios e melhorar a governança corporativa da empresa. Após um ano de fusão da Pixeon com a Medical Systems, observamos resultados positivos com uma maior penetração no mercado, o que fortaleceu a marca e solidificou de forma efetiva esta união", ressalta o diretor de investimentos da Intel Capital, Alexandre Villela.


Além dos novos clientes, a empresa entrou neste ano no segmento de oftalmologia, uma área em que a tecnologia para diagnósticos ainda é pouco explorada. “O setor cresceu muito nos últimos anos e, somado às exigências dos convênios, os processos tradicionais de aquisição de exames e leitura de laudos acabam ficando mais lentos. Uma das soluções é a utilização de um sistema digital e armazenado na nuvem”, avalia o diretor de P&D Fernando Peixoto. Nos planos da empresa, também está o fortalecimento na área laboratorial. Ainda em setembro, a Pixeon participa do Congresso Brasileiro de Patologia Clínica, em São Paulo, onde deve apresentar uma grande novidade. “Mais do que soluções em software, queremos levar tranquilidade às pessoas, dos médicos aos demais profissionais da saúde, paciente e familiares, resume o CEO Roberto Ribeiro da Cruz.

Sobre a Pixeon Medical Systems 

Os sistemas da empresa (PACS, RIS e LIS) estão presentes em hospitais, clínicas e centros de diagnóstico de todos os estados brasileiros e, de forma integrada, oferecem uma solução completa, nacional e adaptada à realidade de estabelecimentos de saúde de todos os portes. A empresa possui sedes em Florianópolis (SC) e São Bernardo do Campo (SP), com unidades de negócios distribuídas pelo País. No total, são mais de 1200 clientes nas soluções de digitalização, armazenamento e distribuição de imagens médicas e de informatização dos principais processos de operação de um centro de medicina diagnóstica.

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